AQUECIMENTO GLOBAL
O Aquecimento Global está se tornando cada vez mais um assunto muito polêmico e foi com o intuito de refrescar a mente das pessoas com informações relacionadas ao assunto que este também foi um tema abordado na 3ª Exposição Cultural da EMERG (Escola Municipal Enio Ricardo Gomes).
Objetivo mostrar as pessoas o que realmente se passa em nosso planeta, mostrar que a cada dia que se passa mais crimes ambientais estão sendo efetuados, mais pessoas estão poluindo, e então fazer com que mais pessoas também possam se conscientizar e abraçar esta causa nobre de proteção a o meio ambiente, de proteção a vida humana.
O Efeito Estufa, principal causa do derretimento das calotas polares é também uma das maiores ameaças a vida humana. Com o aquecimento do planeta e o derretimento das geleiras os níveis do mar irão subir cada vez mais fazendo com que boa parte do planeta fique submersa e muitas das espécies ameaçadas de extinção cheguem então a desaparecer, sendo que o Brasil também não ficará de fora dessa submersão por ser um país bastante grande e com uma faixa litorânea bastante significativa.
Por: Thais Lima, 9° ano
SEXUALIDADE
Sabemos que hoje em dia as informações relacionadas à Sexualidade, Doenças Sexualmente Transmissíveis e AIDS estão mais acessíveis a população. E foi com o objetivo de expandir ainda mais estas informações que a turma do 8° ano “A” da EMERG inseriu este tema a esta exposição.
“Não achamos que a população dessa região entre os Municípios de Senador Rui Palmeira e São José da Tapera esteja bem informada a fundo no assunto, pois nem todos aproveitam as oportunidades de aprender e saber um pouco mais sobre o que nos rodeia e acabem não respeitando o próprio corpo”. Esperamos com essa exposição poder passar para s outras pessoas a consciência sobre as conseqüências transmitidas pelo aborto que também entrou na pauta de discussão, e que nenhuma jovem venha a praticar este ato o qual consideramos ser um crime contra a vida.
Nadyelle Pricila, 8° ano
REAPROVEITAMENTO
Esta temática foi abordada com o objetivo de mostrar para as pessoas a sua importância e as conseqüências que as coisas que jogamos fora ao invés de reaproveitarmos podem nos trazer. O reaproveitamento de muitas dessas coisas nos vem como alternativas de proteção ao meio ambiente. Mas essa idéia precisa de pessoas conscientes para se manter, é também importante saber que não só podemos reaproveitar papel, plástico, vidro como também podemos reaproveitar restos de alimentos como, por exemplo, a casca de banana que na maioria das vezes jogamos foram esta por sua vez pode se transformar em deliciosos pratos.
Gisnária Santos e Amanda Pámela 7º Ano